Recanto do Chagoso
Prosa e Poesia
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livro de Visitas Contato Links
Textos
Entrevistado ou Entrevistador?
     O virtual gerente da nova agência a ser inaugurada me liga ao meio dia de uma sexta feira e me incumbe  de contactar o candidato escolhido para a vaga de Gerente de Expediente para dar-lhe duas notícias. Primeiro de sua própria sorte em ter sido escolhido e em seguida de sua árdua primeira missão. "Liga aí prá esse tal de Eros la do Mato Grosso e avisa que ele foi o escolhido... E tem mais: ele é quem vai fazer a seleção dos contratados; que essa é a primeira missão dele".  Disse isso e complementou: "Não esquece de avisar que é pra ele estar aqui na superintendência amanhã cedo, antes das 8 horas. Ah! se perguntarem por mim, diz que sumi!, se insistirem, diz que morri! Tô quebrado! Vou sumir! Só vou aparecer na agência na segunda-feira."   Não poderia haver erro... Após quase vinte dias de trabalho sem vermos a luz do sol, o sonho parecia estar chegando ao seu apogeu. Divaguei um pouco, mas apenas o suficiente para não ver meu amigo escapulir. Encontrei o lugar mais limpo: Escafedeu-se. Disseram depois que foi pescar. Ele mesmo nunca revelou o verdadeiro destino...
     Quase uma hora depois consegui falar com o felizardo através de uma ligação de péssima qualidade, mas que eu, diante das circunstâncias não deveria abrir mão dela, sob pena de correr o risco de não conseguir outra.
Mais ou menos esse dialogo se seguiu:
- Pois não, pode falar. Aqui é o Eros!
- Eros, Chagas de Porto Velho. É o seguinte: Na próxima segunda feira nós vamos inaugurar a agência.
- Que agência?
- A Presidente Dutra!
- Ah! Sim... Legal. E daí?
- Dai que você foi escolhido para Gerente de Expediente. Estou falando em nome do Marini, o gerente geral...
E assim continuei e dei o recado sobre a exigência de estar no dia seguinte para entrevistar os candidatos a contratados emergenciais... e tal.
     Sábado, 8 de agosto de 1998. Após, sabe-se lá quantas horas sem dormir, sete e meia da manhã, achando estar bem adiantado, nosso nomeado Eros encontra mais de uma dezena de pessoas já esperando pela bendita entrevista. Não tendo entendido direito a mensagem do dia anterior, imaginou que tratava-se de mais candidatos ao seu tão almejado cargo.
"Puxa vida! Se soubesse que ia ter esse montão de gente pra concorrer nem teria vindo de tão longe... Nem teria perdido essa noite de sono... Com certeza vão escolher alguém que já mora aqui... que tenha mais experiência que eu...". - Esses e mais outros mil pensamentos ficaram consumindo a mente enquanto a fome consumia o estomago do rapaz. Alem da demora pra começar a tal entrevista, incomodava-lhe também a quantidade de candidatos que não para de aumentar. Não podia acreditar que tinha cometido tamanho desatino.
     Lá pelas 10 horas, não suportando a pressão interior e a fome, chamou a recepcionista e questionou:
- Moça! Essa entrevista não ia começar às oito horas?...
- Olha o senhor desculpa mas eu não posso fazer nada. Estamos esperando o gerente responsável pela entrevista, mas até agora ele não deu sinal de vida. Acho que perdeu o voo.
- Quem é esse irresponsável?
- Um tal de Eros que vem lá de...
- EROS? Eros sou eu!
- O Senhor?
- Sim eu sou o Eros! - engolindo seco.
- Então porque o senhor não começa essa entrevista, homem de Deus?
- Quer dizer que ao invés de ser entrevistado vou ser o entrevistador?...
     Como a entrevista terminou não sabemos mas que a o alívio foi tamanho que deixou a fome em último plano, lá isso nós sabemos...
Chico Chagoso
Enviado por Chico Chagoso em 27/11/2011
Comentários