× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livro de Visitas Contato Links
Recanto do Chagoso
Prosa e Poesia
Textos
... e a amizade continua.
     Meu amigo Gilson me convidou para uma caldeirada de tambaqui, no "Remanso do Tucunaré", restaurante ainda em funcionamento depois de tantos anos desse fato. Eu andava numa dureza incrível. O salário só dava pra pagar as contas dos mês anterior. "Deixa que eu pago! É só marcar o dia" me garantiu ele.
     Fomos. Ele e a namorada eu e a minha. Casquinha de caranguejo, peixe à baiana e finalmente a caldeirada... Cervejas, piadas, risadas e a noite se indo até que alguém falou: "Vamos, que amanhã temos que acordar cedo..."
     Veio a conta. Entregaram-na a pessoa certa, ao meu amigo Gilson... Como que cumprindo um ritual, ele deu uma olhada na comanda, esticou o braço numa distância que compensasse a sua presbiopia, movimentou os lábios numa explícita conferência de valores e após estar satisfeito com as anotações, pronunciou a frase que jamais esqueci nesses quase trinta anos passados: "Cada um paga a sua e a amizade continua"
-------------------------------------------------------------------
Post-scriptum: 06/06/2013
Na verdade isso não alterou em nada a relação de amizade que existe entre nós (Gilson e Eu) Para quem suportou um ao outro nas madrugadas tenebrosas de sono e muito trabalho no BB-NUSEC-Porto Velho, não se importa com uma deslizadinha dessas. Até mesmo porque não foi intencional, ele apenas esqueceu que eu, pra variar, estava duro, liso... E, Alem do mais, tinha o "cheque ouro", que amenizou a situação. Ademais, como eu costumo dizer e já postei aqui, É a amizade que modifica qualquer outra relação e não o contrário. ("A amizade modifica qualquer outra relação", Amizade, Chagoso, Recanto das Letras, 27/05/2007.
Gilson é muito mais que um amigo e até hoje, por ele ter me ouvido declamar "Registro Geral", (Antônio Marcos), um milhão de vezes, naquelas madrugadas, e, não só ouvido, mas muitas vezes até balbuciado algumas palavras, que para mim, tendo ele como único e exclusivo espectador, mais pareciam aplausos... por tudo isso até hoje ouço ele tocar violão e cantar lá em casa. E ele toca e canta muito bem... o repertorio é que não anda muito atual...(é o mesmo daqueles idos) mas quem liga pra isso... rsrs
Chico Chagoso
Enviado por Chico Chagoso em 16/04/2013
Alterado em 22/09/2020
Comentários