Recanto do Chagoso
Prosa e Poesia
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Fico

Homenagem

       

Há duzentos e um anos um Príncipe Regente dizia "... já que é assim, então espalhe por aí que eu fico"¹. Era nove de janeiro e a data ficou conhecida como o dia do FicoAté aí, tudo bem, a maioria dos brasileiros sabe ou ouviu falar sobre...

 

Passados mais de cem anos do ocorrido foi a vez de um brasileiro, legítimo, "dar as caras" ao mundo e dizer fico,  na mesma data emblemática. Embora, não necessariamente tenha sido para o bem de todos, o foi para o de  muitas pessoas. Duvido que alguém que, pelo menos, o tenha conhecido, venha pensar diferente. Um homem da bondade.

 

Alguns poucos anos mais tardes, mas na mesma data de nove de janeiro, aquele mesmo ser abençoado falou para uma bela jovem que ficava. Que ficava com ela para o que desse e viesse. Em resposta ouviu outro "Fico". E ficou. E ficaram. No entanto, vendo a gradiosidade de tudo que ele fazia, aquela, que só sabe ceifar vidas, talvez por inveja o levou precocemente. Sorrateira e cruel ela, a morte, veio maleficamente interromper a ficância do dileto homem. Levou a sua vida, mas só a vida material. Ele jamais saiu do nosso pensamento. Mais de duas décadas nos privam da sua presença física. Mas ele continua nas nossas mentes e nos nossos corações ad aeternum.

 

Esse dileto ser, tambném foi meu dileto amigo. Muito mais que isso, foi também meu guru, ainda que ele não tenha se dado conta, totalmente, disso. Tenho uma admiração indescritível por ele. Já escrevi algumas crônicas (inéditas) sobre nosso relacionamento. Parecia saber tudo e mais um pouquinho. Os termos rebuscados "combispo"  e "combispa", que usarei loga a seguir, foram de sua autoria e queriam dizer mais que compadre, mais que comadre... que é o que seríamos, não fosse a minha desajeitada relação com a religião. Meu filho Caio, de menos de dois anos, à época, seria seu afilhado. Embora a celebração nunca tenha acontecido passamos a nos considerar combispos. 

 

Assim comemoro esta data que muito diz do meu amigo e combispo , o saudoso SÁLVIO FELBER e de sua viúva, minha combispa NORMA DRABZINSKI FELBER, a quem parabenizo pelas bodas que seriam comemoradas hoje. 

 

 


¹) Uma versão customizada e satirizante sobre a importante momento. O dia do fico pode ser melhor visualizado na página "Dia do Fico: 9 de janeiro de 1822", do portal Toda Matéria

Chico Chagoso
Enviado por Chico Chagoso em 09/01/2023
Alterado em 14/01/2023
Comentários
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links