Sobre SIGLEMA 575
Teoria Literária
Siglema 575 é uma modalidade de poemas minimalistas criada pela poetisa venezuelana Patricia Schaefer Röder, em 2011. Se caracteriza por conter estrofes tantas quantas forem as letras que compõem o título, o qual, por essa razão, é um siglema¹ Cada estrofe do poema deve ter três versos com rima livre e métrica fixa, no padrão 5-7-5 ². A primeira letra do primeiro verso de cada estrofe deve corresponder, biunivocamente e na ordem em que aparecem, a uma outra letra do título.
Veja mais aqui: Siglema
Etmologia e gênese:
Siglema 575 inspira-se no Haikai, quanto a estrutura e ao aspecto minimalista, inclusive seus tercetos têm a mesma métrica de um Haikai tradicional (5-7-5). Todavia essa nova modalidade experimenta uma liberdade não encontrada no Haikai que é a de poder referir-se a qualquer tema. Sua criadora percebeu uma necessidade, no minimalismo atual, de um meio de expressão sintético e eficaz e com base em uma premissa de que tudo se originou de um ponto e tudo pode ser reduzido a um ponto. Embora a palavra siglema¹ já exista na língua portuguesa, na formatação do nome do Siglema 5-7-5, a poetisa considerou a junção das palavras Sigla + Poema, em um aparente neologismo espanhol, acrescido, evidentemente da sua métrica fundamental 5-7-5.
Estrutura:
O poema Siglema 575 compõe-se do título e tercetos em número igual ao número de letras que contenha seu título.
Título (sempre em maiúsculas)
[Linha em branco]
1º terceto - Seu primeiro verso começa com a primeira letra do título.
[Linha em branco]
... (outros tercetos, tanto quantas forem as letras do título, seguidos de linhas em branco)
Último terceto - Seu primeiro verso começa com a última letra do título.
Métrica:
Fixa para todos as estrofes: 5-7-5:
1º Verso: 5 sílabas poéticas;
2º Verso: 7 sílabas poéticas;
3º Verso: 5 sílabas poéticas
Rima:
Livre
Ritmo:
Livre
Repetições:
Embora não seja exatamente uma repetição, as letras do título, uma a uma, inicia o primeiro verso de cada estrofe.
Mote:
A criadora da modalidade sugere que cada estrofe possa ser considerando um poema independente desde que juntas convirjam para um poema, em torno de mesmo mote. "...el siglema 575 nos anima a vivir nuestra libertad creadora. Infinitamente versátil, el siglema 575 nos ayuda a enfocarnos y nos permite abordar todos los temas que nos mueven de la misma manera en que se gestan, ya sea con metáforas barrocas o con imágenes más elegantes o sencillas, sin acercarnos a los rumbos de la simplicidad, y sin embargo regresando a la naturaleza del tema..." (O siglema 575 nos incentiva a viver nossa liberdade criativa. Infinitamente versátil, o siglema 575 ajuda-nos a focar e permite-nos abordar todos os temas que nos movem da mesma forma como são criados, seja com metáforas barrocas ou com imagens mais elegantes ou simples, sem abordar os caminhos da simplicidade e ainda voltando à natureza do assunto", em tradução livre do Google Tradutor)³
¹ Siglema:
Sigla que adquire forma legível: Embrapa, Sudene, Bradesco, Petrobras, Unesco, Febraban...)
² Escanção Espanhola:
Diferentemente da escanção portuguesa, que considera a contagem até a última sílaba tônica, a espanhola considera as eventuais sílabas átonas do final do verso. Segundo a Criadora do Siglema 575 e a praxe com relação a outras modalidades de poemas, os siglemas compostos em Português devem siguir a métrica Portuguesa.
³ SIGLEMA 575 poesía minimalista:
Texto de apresentação do livro à epígrafe, na Amazom.com
Mais sobre Siglema 575:
SIGLEMA 575: poesía minimalista
Atualizações:
09/11/2023:
Pequenas alterações sugeridas pela poetisa Patricia Schaefer,criadora da modalidade.
Inclusão do Item "Etmologia e Gênese"
Exemplos:
Carlos - Autoral
Camino, Beso, Luz, Ruido, Tiempo, Café, Madre, Saber, Vida, Mirar, Luz, Exílio (Vários poetas) - Blog Siglema 575