Carl Lovelace
Microcrônica
Imensuráveis são os confortos de hoje em dia¹
Passando aqui para lembrar, despretensiosamente, que há exatos 80 anos, no dia 14 de setembro de 1944, falecia no Texas, EUA, aos 68 anos de idade o médico Carl Lovelace. O ilustre quase desconhecido Saiu de Nova York em 1904, contratado por Percival Farquhar, para acompanhar a edificação e organizar o hospital da Candelária, em Porto Velho. Só nos primeiros 30 dias, tratou de cerca de 95% da população de Porto Velho. É inequívoca a importância do médico para a construção da EFMM, bem como para a própria Cidade de Porto Velho. Apesar disso, raramente é lembrado no meio cultural.
O Dr. Lovelace aparece no conto "Mr. Fakeness", de minha lavra e publicado na coletânea internacional, "Sem Fronteiras pelo Mundo, Vol. 4, pela editora Rede Sem Fronteiras em 2019, onde recebeu menção honrosa. É uma ficção que brinca com o imaginário fantasioso dos ferroviários da EFMM e ao mesmo tempo homenageia o brilhante médico. No enredo, dando spoiler, o médico vem do passado receitar um medicamento do futuro.
¹) Fragmento das palavras de Carl Lovelace, em uma reflexão em 1921, que escreveu:
"Imensuráveis são os confortos de hoje em dia, [ainda] aqueles velhos dias parecem, em retrospecto, ter sedução e um glamour sobre eles que iluminam e glorificam alguns daqueles que caminharam neles. Foi realmente uma era heróica, ou é que alguém simplesmente olha para trás e vê todas as coisas glorificadas pela luz de uma juventude que se foi? ", (tradução do Google para "Immeasurable are the comforts of nowadays, [yet] those old days seem in retrospect to have seductiveness and a glamour about them which illuminate and glorify certain of those who walked in them. Was it truly a heroic age, or is it that one simply looks back and sees all things glorified by the light of a youth that is gone?")
Referências:
Cópia do Conto Mr. Fakeness por este autor.
DR. CARL LOVELACE, UM HERÓI DOS PRIMÓRDIOS DE RONDÔNIA - Por Viriato Moura no Site da ACLER
Carl Lovelace of the Rough Riders - pelo Rev. Creighton L. Lovelace, Th.D (6º primo, 4 vezes removido de Carl Lovelace)